sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ética e Cuidar em Enfermagem

Hoje tivemos acesso ao tema "ética e cuidar em enfermagem", por meio da leitura do texto publicado na revista SINAIS VITAIS. O artigo é de autoria de Ana Paula Bernardes Pires, Docente do Instituto Piaget, em Macedo de Cavaleiros - Portugal. Trata-se de um texto interessante que nos faz refletir alguns pontos bastante pertinentes.
Releia o texto e faça suas considerações, procurando se identificar com a mensagem da autora.
Boa leitura!!! Bons estudos!!!

Clique aqui para ter acesso ao texto

17 comentários:

  1. Considerando o Cuidar como foco principal da Enfermagem, é possível compreender que será a partir de ações orientadas em Princípios Éticos que os profissionais de Enfermagem conseguirão prestar o cuidado da melhor forma possível. Sendo assim, a Ética no Cuidado nos permite promover o bem-estar de quem se cuida, respeitando sempre as individualidades e preservando a integridade de todos.

    ResponderExcluir
  2. A ética e a moral no exercício de Enfermagem e fundamental, para a realização de um cuidado satisfatório para o cliente.

    ResponderExcluir
  3. Teste para verificar se foram normalizadas as postagens...

    ResponderExcluir
  4. A ética em saúde significa qualidade de cuidados prestados ao paciente e ao familiar é um compromisso que temos com à sociedade.A moral como já citado é um conjunto de regras adquiridos que faz parte da formação dos enfermeiros.Desde à idade média estes conceitos já eram propostos e à partir do século XIX com Nigthtingale que foi a percursora da enfermagem e apartir de 1950 surgem os códigos para as enfermeiras tendo como abordagem ética na enfermagem.E conclui-se que cuidar é uma responsabilidade ética e que devemos conscientizarmos sobre nossa prática profissional.

    Aluna :Renata Pimenta

    ResponderExcluir
  5. Entendemos que o cuidar tem um grande significado para a sociedade. O olhar do enfermeito voltado para o que mais necessita deve ser ético e preciso. É com ética que o profissional enfermeiro deve iniciar-se na própria profissão, de forma consciente, com clareza e objetivos traçados. Desta forma estaremos colaborando para um plano de cuidados que realmente promova o bem estar tanto para o paciente quanto para a sua família.

    ResponderExcluir
  6. O texto fala sobre ética e moral na ação do cuidar na enfermagem. São assuntos que surgiram anos atrás, e até hoje são bastante discutidos. Com os códigos para os enfermeiros, falando sobre qual deve ser o comportamento dos mesmos diante da ética e da moral. Que o único foco dos códigos que foram surgindo, é o CUIDAR, é a relação enfermeiro/paciente.

    ResponderExcluir
  7. A prática profissional do enfermeiro deve ter como função primordial centrada na assistência ao paciente como pessoa e suas necessidades específicas respeitando as diferentes formas de agir, de ser de cada um entendendo assim que cada ser é diferente e portanto também deverá ser nossa conduta, mas com um objetivo único: promover a saúde comportando -se assim com moral e ética.

    ResponderExcluir
  8. A ética e a moral no ato de cuidar do paciente deve estar sempre presente. O enfermeiro deve agir com ética ao se relacionar com paciente que dele precisa. O enfermeiro deve ter certeza da escolha de sua profissão para que o bem estar seja de ambas as partes e principalmente para o paciente que precisa ser respeitado em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  9. O texto ética e Cuidar em Enfermagem, pode ajudar os profissionais de enfermagem a refletir sobre, a realidade da prática dos cuidados em situações específicas,de forma mais humana e a
    valorização da pessoa e reforçar a necessidade de uma conscientização ética na prática profissional.
    levando em consideração cada pessoa como um ser unico, e que tem necessidades diferentes que devem ser supridas pelos profissionais de enfermagem da melhor maneira possível.Não expondo e respeitando a particularidade e privacidade de cada um.

    ResponderExcluir
  10. Cabe ao enfermeiro a responsabilidade do cuidar,mas para que possa se reconhecido,torna se importante basear-se em um princípio fundamental, que é de ser conhecedor da ética e moral.Quando assim procede o seu trabalho é valorazado e respeitado,pois traz satisfação tando a sí quanto ao próximo.

    ResponderExcluir
  11. Os princípios éticos e moral do profissional de Enfermagem são fundamentais para um melhor cuidado ao seu cliente.

    ResponderExcluir
  12. Para que o profissional seja reconhecido ele deve deve ser conhecedor dos princípios éticos e morais!!

    ResponderExcluir
  13. Faço as minhas palavras as dos demais colegas, a ética no cuidar é primordial, e uma das perguntas que não devem sair de nossa mente é: como eu gostaria de ser cuidado? se colocar no lugar do próximo é a forma mais simples e prática de pensarmos em ética no cuidar, com isso poderemos prestar um cuidado humanizado a quem temos por dever cuidar.

    ResponderExcluir
  14. A ética e a moral são ferramentas fundamentais para a formação do enfermeiro, pois é através destas que será ofertado um atendimento humanizado.

    ResponderExcluir
  15. Antes mesmo de escolher a enfermagem como profissão, o futuro profissional tem que ter o cuidar dentro de si e a ética o homem depois de saber o tamanho peso e responsabilidade que envolve o significado dessa palavra, passa a ser alem de um ótimo profissional um exemplo de ser humano, unindo as duas coisas temos o que podemos ser como enfermeiro o espelho da sua família e dos seus colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
  16. A moral e a ética caminham sempre lado a lado com o processo de cuidar, ja que deve sempre ser realizado um cuidado holístico, de qualidade e sempre tendo em conta a autonomia do paciente, a beneficência e a justiça. A moral de certa forma nos vem imposta pelo codgo deontológico, já a ética, que é o executar da conduta moral, deve ser trabalhado constantemente na formação dos profissionais da aréa de saúde, pois mesmo contendo punições pelo não cumprimento , nem sempre são éticas as ações tomadas.
    Anna Carolina Silva.

    ResponderExcluir
  17. A ética e a moral são fundamentais na prática dos cuidados. A moral diz respeito aos deveres profissionais, enquanto a ética fundamenta o agir. A ética em saúde visa essencialmente a qualidade de cuidados prestados, em que todas as ações desenvolvidas devem promover um bem.

    ResponderExcluir