quinta-feira, 3 de março de 2011

Dicas para um carnaval saudável

O carnaval é uma época em que as pessoas costumam abusar de alguns requisitos, como a alimentação e esforço físico. Por isso para aqueles exagerados não causarem conseqüências maléficas a saúde, especialmente para os mais sedentários, é preciso se precaver.
Abaixo seguem algumas dicas básicas para um carnaval saudável
1. Alimentação: nada de pular o carnaval em jejum, isso pode trazer grandes problemas ao organismo. Deve-se comer no mínimo quatro vezes ao dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar), desta forma a energia esta garantida. Evite comidas gordurosas como, feijoada, leitoa assada, canjica, troque-as por massas, arroz e principalmente saladas e verduras.
2. Hidratação: a alta temperatura favorece a desidratação. Por isso, beba muita água (no mínimo 1,5 lt de água por dia). Além de hidratar, ela lubrifica o organismo, transporta os nutrientes, elimina toxinas e repõe a energia. Bebidas alcóolicas devem ser evitadas, pois desidratam. E no lugar de energéticos, o ideal seriam bebidas isotônicas, que fornecem calorias e ajudam a repor líquidos e sais minerais perdidos com o suor.
3. Cuidado com a pele: é preciso redobrar os cuidados com a pele, já que, neste período, os raios solares são ainda mais intensos. A principal maneira de fazer isso é usar o filtro solar. O produto deve ter fator 30 e oferecer proteção contra raios UVA, responsável pelo envelhecimento precoce, e UVB, que causam o câncer de pele. O ideal é passar o produto, diariamente, pela manhã, reaplicando-o a cada duas horas É aconselhável também o uso de chapéus, bonés, óculos e roupas leves, que funcionam como complementos do filtro.
4. Exercício físico: Quem pratica atividades físicas no dia-a-dia tem mais condicionamento para agüentar o ritmo acelerado do carnaval. Contudo, os foliões sedentários e que exageram no período podem ter sérios problemas. Antes de cair na folia é imporantante fazer no mínimo 30 minutos de alongamento e relaxamento, para evitar lesões no pé, tornozelo e joelho, inflamações das articulações do joelho, tornozelo e pés, lesões musculares e câimbras.
5. Pés: Os pés sofrem bastante durante o carnaval. Para evitar dores e bolhas que podem atrapalhar a folia, use um calçado confortável, que não provoque atritos e não aperte nenhuma área do pé. Para ajudar a aliviar a tensão e amenizar as dores, coloque os pés em uma bacia com água morna e sais por 15 minutos.

FONTE: Mônica Francesco
Equipe Mondayacademia.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário