sábado, 12 de fevereiro de 2011

ÉTICA E MORAL

Bem-vindos às nossas discussões neste BLOG. 
Nosso semestre poderá ser bem mais produtivo se nos dedicarmos a este espaço.
Então, VAMOS LÁ!!!
Em nossa aula do dia 09/02/2011, iniciamos a discussão sobre os conceitos de ÉTICA E MORAL. Foi bastante produtivo. Gostei bastante do grau de reflexão e responsabilidade da turma. Parabéns!
Deixo aqui também um texto de LUIZ GONZAGA DE SOUSA para leitura, confecção de um resumo e publicação no PORTFÓLIO. Boa leitura!

16 comentários:

  1. É preciso saber diferenciar ética de moral, onde ética é o estudo do comportamento moral humano dentro de uma sociedade, e moral é um conjunto de regras e costumes estabelecidos ao longo do tempo.
    A cada profissão se faz necessário colocar em prática a ética e a moral, pois assim estaremos respeitando as diferenças, colocando a honestidade e os bons costumes em êxito.

    ResponderExcluir
  2. É preciso compreender que ética e moral são dois conceitos distintos.
    A Ética é o aspecto teórico da moral. É como devemos nos comportar. Já a moral é eminentemente a prática.

    ResponderExcluir
  3. Acredito q ética e moral andam sempre juntos, um profissional ético mesmo sem precisar de poder maior transparece moral, e se torna respeitável não só em seu ambiente de trabalho mas em toda sociedade. A propósito, amo as palavras do mestre Lua ( LUIZ GONZAGA .

    ResponderExcluir
  4. A Ética é o respeito ao comportamento humano,sendo assim para um profissional agir de forma ética deve tratar o paciente com respeito e responsabilidade, garantindo a continuidade da vida.

    ResponderExcluir
  5. Pode-se definir ética como sendo um conjunto de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano.A moral é um conjunto de regras de conduta ou habitos.A ética e a moral andam lado a lado.

    ResponderExcluir
  6. A ética é o aspecto científico da moral, e quando aplicadas adequadamente, são indispensáveis. Ética e moram andam lado lado, mas cada uma com seu significado.

    ResponderExcluir
  7. Ética está relacionada ao respeito com o próximo, e a moral à formação do caráter. Hoje as pessoas tem se preocupado mais com si e esquece do próximo, assim percebos que, a ética não está bem empregada ao serviço de saúde.

    ResponderExcluir
  8. A Ètica respalda a Moral e vice-versa, sendo assim elas se encarregam de dar forma ao comportamento humano de maneira que este viva hamoniosamente em seu nincho social, também deve-se considerar o respeito pelo meio ambiente e seus componentes.

    ResponderExcluir
  9. A ética faz parte da constituição, caráter humano, ao passo que se o ser é ou não ético, ele constrói a moral independentemente da ética ,adquirida no decorrer da vida, apartir de um conjunto de normas ou regras, que irão estabelecer seu perfil(caráter).

    ResponderExcluir
  10. Ética e moral caminham lado a lado. Pode se considerar ética como um conjunto de normas estipuladas por um grupo. A moral seria as atitudes de cada indivíduo perante essas normas, lembrando que moral muda conforme os anos.

    ResponderExcluir
  11. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que regem a conduta humana na sociedade e serve para que haja um equilíbrio para vivermos em comunhão. A moral é a conduta e habitos.

    ResponderExcluir
  12. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade normalmente adiquerida na educação recebida pelos pais.

    ResponderExcluir
  13. Entende-se por ética um comportamento exemplar,e quanto ao que chamamos de moral, trata-se de condutas e regras aceita por uma determinada sociedade e que leva armonia ao próximo.

    ResponderExcluir
  14. É preciso saber diferenciar ética de moral. A ética seria a norma e a moral seria a atitude gerada em cima dessa norma, respeitando-a. Ética e moral andam lado a lado! A ética e a moral devem andar juntinhas com o enfermeiro, respeitando as pessoas e as regras.

    ResponderExcluir
  15. Ética esta relacionada com o seu comportamento com o próximo, e a moral relacionada com o seu caráter... São conceitos distintos, mas que um depende o outro, andando sempre lado a lado.

    ResponderExcluir
  16. A Etica e a Moral são dois conceitos que se confundem,mas devem permanecerem juntos,ética significa o comportamento moral do ser humano na sociedade enquanto moral é um conjunto de regras adquirido ao passar do tempo,ou seja,tudo que adiquirimos; nossos conceitos de vida; o que é nos passado considera-se moral,enquanto ética seria nosso comportamento,nossas atitudes.Não adianta ter ética se não tem moral,o caráter do ser humano é formado dentro do ambiente familiar até ser inserido na sociedade,apartir daí sua moral dirá se a pessoa será ético ou não.Concordar com coisas absurdas também não é conceito de ética.

    Aluna:Renata Pimenta

    ResponderExcluir