sábado, 26 de fevereiro de 2011

O JURAMENTO DO ENFERMEIRO

Resolução COFEN 218/1999 , padroniza alguns Símbolos da Enfermagem, dentre eles o JURAMENTO a ser proferido em formaturas, nas cerimonias de colação de grau.
Aproveitem para conhecer também nossa simbologia...

"SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO:
DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTER ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES".

15 comentários:

  1. O juramento é de extrema importância na nossa vida profissional. Desta forma torna-se relevante o seu cumprimento, pois é perante uma sociedade que juramos e mostramos nossa disposição a zelar pelo ser humano. Conforme nosso juramento devemos exercer a enfermagem de maneira sensata, ética, com legalidade e moral, honrando seu prestígio e suas tradições.

    Jéssica Piassarolo
    3°Período.

    ResponderExcluir
  2. O juramento é muito importante na nossa vida profissional, pois atraves dele estamos celando um comprometimento de estar colaborando com a saúde da sociedade da melhor maneira possivel no que se refere aos nossos deveres como enfermeiro, agindo sempre com ética e moral!

    Thayná Gagno Modolo - 3° periodo

    ResponderExcluir
  3. É através do Juramento que nós ,acadêmicos de enfermagem, nos coprometemos, no fim da Graduação, a prestar um serviço de qualidade a sociedade, zelando pela continuidade da vida.

    ResponderExcluir
  4. É através do Juramento que nos comprometemos a contribuir da melhor forma possível com a saúde de todos. Tendo em vista também que nossas ações deverão sempre refletir uma postura ética e moral.

    Nathalia
    3º Período

    ResponderExcluir
  5. O Juramento é de grande importância pelo comprometimento do profissional de Enfermagem com a vida, zelando assim, pela saúde do próximo.

    ResponderExcluir
  6. O juramento de Enfermagem e um compromisso entre os profissionais e as pessoas humanas, onde nos comprometemos servimos de forma humana e com dignidade.
    Klaydiorrana 3 Período

    ResponderExcluir
  7. Pretendo colocar em prática todos os ensinamentos que me foram passados exercendo minha profissão com dignidade e respeito.Pretendo honrar esse Juramento não me esquecendo nunca que irei dedicar minha vida e meus conhecimentos à serviço dos meus pacientes e da população em geral.

    Renata Pimenta.

    ResponderExcluir
  8. O juramento é muito importante na nossa vida profissional ,ele fala da nossa postura diante nossa profissão. Não vejo a hora de poder dizer com todas palavras este lindo juramento , certo de que será um momento único na minha vida pois jamais irei esquecer das palavras ditas.

    ResponderExcluir
  9. E no juramento que mostramos a seriedade da nossa profissão, mostramos que vamos exercer essa profissão com respeito, dignidade e carinho!!!

    ResponderExcluir
  10. Alem de ser fundamental o juramento, temos também se possível segui-lo com ética e dignidade, para muitos é so uma uma profissão, para nos uma forma de vida. O prazer de ajudar as pessoas e mais gratificante quando se faz com amor e por mais que o mundo seja tão materialista, quem vive essa profissão sabe como e gratificante um sorriso, as vezes com lagrimas no rosto e um obrigado, e você ver como você e tão importante não so para os outros mas para si próprio.

    ResponderExcluir
  11. É através do juramento que assumimos o compromisso de exercer a profissão de forma ética e digna. Sempre lembrando que devemos exercer a profissão de forma a prestar um serviço se qualidade.

    ResponderExcluir
  12. O Juramento nos remete a pensar na grande e magnífica responsabilidade que temos como profissionais, de estabelecer o cuidado de forma digna e respeitosa para com o próximo, honrando àquilo que nos foi imputado.

    ResponderExcluir
  13. O juramento é mais que uma tradição, vai além das cerimonias de formatura, é um ideal a ser seguido a cada novo atendimento, deve ser lembrado a cada novo conflito, nos remete ao encanto da profissão, e nos faz lembrar que escolhemos cuidar com respeito e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  14. O juramento fala da nossa postura diante nossa profissão,onde nos comprometemos servimos de forma humana e com dignidade a todos.

    ResponderExcluir
  15. O juramento é o compromisso que torna o profissional capacitado para exercer a função ao qual ele almejou.Podemos dizer que quando assim pensa,ele olha para o próximo como sí mesmo,superando todas as barreiras e fazendo o que é de melhor.

    ResponderExcluir