segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminário de Bioética - ADOÇÃO DE CRIANÇAS

Tema envolvente!!!
No que se refere à adoção de crianças sem família, descobrimos em nossas discussões que é necessário um cadastro, conforme as orientações pontuadas nesse vídeo:

Casos para reflexão:



Cabe ao profissional enfermeiro, estar ciente desta normatização e protocolos de adoção. Precisa também estar inserido em uma equipe interdisciplinar, juntamente com o judiciário que dará suporte e orientações pertinentes aos principais interessados e envolvidos na questão. Etica acima de tudo!!!

13 comentários:

  1. Existem milhões de crianças no mundo na espera de uma família e é uma decisão que tem que ser tomada com muita cautela,pois existem crianças que são adotadas e depois devolvidas,à adoção tem que ser um ato de amor e não de caridade.

    ResponderExcluir
  2. O cadastro utilizado para a adoção de certa forma não corresponde a aspectos totalmente éticos, já que pode-se escolher por raça, idade e genêro, contribuindo para um certo tipo de descriminação. É importante a intervenção da enfermagem no intuito de esclarecimentos com relação a escolha, o protocolo utilizado e a necessidade de acompanhamente muitidisciplinar na decisão tomada.
    Anna Carolina Silva

    ResponderExcluir
  3. Enfermeiro tem que estar disposto a orientar a família sobre a adoção, em todos os procedimentos que deverão ser feitos, mas nunca interferir na escolha (qual criança adotar). E cabe a cada um que for adotar, se conscientizar que é uma criança, e o que é mais importante é o amor a ser dado e recebido!

    ResponderExcluir
  4. Estar informado sobre o processo de Adoção é necessário. Não só como futuros profissionais da área de saúde, mas também como indivíduos inseridos em uma sociedade que ainda possui muitos preconceito.
    Se compreendermos este ato como sendo um ato de amor e acolhimento, sempre que nos depararmos com situações que envolve a Adoção, será possível conduzi-las de forma Ética e Legal.

    ResponderExcluir
  5. Não cabe a enfermagem, decidir o destino da crianção em situação de abandono, esta prática deve ser desempenhada pela equipe auxiliar, ao profissional de enfermagem, cabe desenvolver a função de cuidador, protetor e/ou acolhedor da criança enquanto hospitalizada, segundo suas nescessidades no momento.

    ResponderExcluir
  6. A adoção de crianças é um tema bastante abrangente, onde devemos estar inseridos e atualizados sobre os protocolos a serem respeitados para que sejam evitadas questões não éticas durante o processo de adoção. Como exemplo, podemos citar o abandono de crianças em hospitais, neste contexto o enfermeiro deve acolher aquela criança e prestar cuidado adequado, além de informar ao conselho jurídico que tomará as devidas providêcias quanto o destino daquela criança.

    ResponderExcluir
  7. Adoção de crianças e um ato de carinho não de caridade...
    E fundamental perceber essa diferença,porque temos que manter a ética e a moral durante esse processo

    Klaydiorrana 3 periodo enfermagem

    ResponderExcluir
  8. O ato de adotar é lindo! Nos como enfermeiros devemos orientar a familia, ajudando no que for possivel e mostra-los que aquela criança precisa de muito amor deles e de cuidados! como klaidy falou.. adoção é um ato de carinho e não de caridade!

    ResponderExcluir
  9. A adoção é um ato de amor e deveria ser visto de uma maneira mais simples e nao com tantos rótulos como é visto.O mais importante neste momento é o amor , carinho e atenção que são dados para as crianças adotadas.

    ResponderExcluir
  10. Quero parabenizá-las pelo ótimo tema abordado e pelas dúvidas sanadas. Não sábia dos itens da ficha de adoção e da discriminação mascarada que a mesma possui, mas discussão muito válida e informativa.

    Douglas L. Lira

    ResponderExcluir
  11. Adotar é gesto de carinho, de compaixão pelo próximo sem olhar raça, crença e idade!!

    ResponderExcluir
  12. O enfermeiro deve atuar orientando as famílias quanto a adoção!!

    ResponderExcluir
  13. O enfermeiro devem orientar a familia sobre a adoção e que isso é um gesto de amor e carinho.

    ResponderExcluir