segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminário de Bioética - O ABORTO

Vídeo reflexivo!!!

Sempre devemos estar atentos às ações éticas do enfermeiro em relação a este tema. Em que situações a LEI permite... questões de cunho religioso... questões de cunho profissional... e, sobretudo, questões de cunho ético!!!

Assistam o vídeo utilizado pelos alunos para ilustrar a apresentação do tema:


13 comentários:

  1. Esta carta é linda me emocionei muito.E nós enfermeiros estamos ai para conscientizarmos e orientarmos a população da importância dos métodos contraceptivos.Aborto é crime!

    ResponderExcluir
  2. O aborto apesar de sua ilegalidade,em alguns casos, não deixa de existir. Existem muitas opniões convergentes com relação a este assunto, mas com relação a bioética vale resaltar que não existe a opinião e sim a lei! Na lei consta quando pode ser feito, e qual a cituação que faz com que seja necessário o fazer. Mas nenhum profissional é obrigado a realizar o processo mesmo que permitido por lei, já que todos possuímos crenças e acreditamos coisas diferentes.
    Anna Carolina Silva.

    ResponderExcluir
  3. Um assunto delicado, que foi abordado muito bem e que emocionou a todos!!! Como a Carol disse acima "Apesar da ilegalidade, não deixa de existir.", e que os profissionais de enfermagem tem o direito de escolher se irá participar ou não. Aborto é crime, exceção de alguns casos (estupro), mas para quem tem uma religião é inaceitável em qualquer circunstâncias. Por isso, acabe a cada um decidir se é a favor ou não, se participa ou não. Independente de qualquer coisa, não deixa de ser uma vida!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Giu ! Assunto muito delicado.
    Em situações como essas, cabe a nós futuros enfermeiros compreender que se deve cuidar e não julgar.
    Acima de tudo, nossas ações devem ser Éticas.

    ResponderExcluir
  5. O enfermeiro deve sempre agir, com base no Codigo de Etica da Enfermagem, para garantir respaldo de suas ações, desta forma, ele não participa de práticas abortivas, não incentiva nem auxilia nesta prática, exceto nos casos previstos por lei, não sendo cumplice, mas sendo instrumento da sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com a Nathália e a Giuliana, nós profissionais da saúde devemos prestar a assistêcia sem julgar, sem deixar nossas questões moralísticas se impor. É preciso ajudar, cuidar do paciente sem criticá-lo por suas atitudes.

    ResponderExcluir
  7. Tema polêmico e delicado...
    Onde a muitas opiniões diversas. Mas o enfermeiro tem que manter uma postura ética e cuidar do paciente sem preconceitos.

    Klaydiorrana 3 periodo Enfermagem

    ResponderExcluir
  8. Esse é um tema que me deixa muito triste! Quando escolhi ser enfermeira, sabia que teria de aceitar e passar por todos os tipos de coisas.. e esse é um assunto que me revolta! O trabalho me fez refletir um pouco mais e entender que essas mulheres crueis tambem precisam de cuidados.. quem sou eu para julga-las!

    ResponderExcluir
  9. EMOCIONANTE . Agindo sempre com ética o profissional de enfermagem deve encarar este ato.
    Um ato que não é legal no brasil mas que em nossa profissão iremos ver no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  10. É difícil não se emocionar com esse tema, temos uma responsabilidade de cuidar independentemente de quem for. Tanto mãe como filho devem ser tratados imparcialmente, e nós profissionais temos que ser éticos e bem posturados em relação a esse tema.

    Douglas L. LIra

    ResponderExcluir
  11. Esse tema nos leva a refletir tanto que as vezes nos leva à chorar!! Nós devemos agir seriamente com relação a esse assunto!!

    ResponderExcluir
  12. O aborto é um tema polêmico e que gera muitas discussões. O código de ética de enfermagem diz que é proibida realizar essa prática, considerado um ato ilegal!!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com os dizeres de minhas colegas Nibia e Nathalia não devemos julgar e nem expor nossa opinião e sim devemos sempre manter a ética e o profissionalismo acima de tudo.

    ResponderExcluir