segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminário de Bioética - EUTANASIA

Foi uma discussão riquíssima...
Pontuamos os filmes "Menina de Ouro" e "Mar adentro". Exemplos bastante reflexivos e chocantes. Interessante assistir aos filmes!
Abordou-se de forma madura os temas eutanásia, distanásia e ortotanásia. No Brasil ainda não é permitida a prática da eutanásia.
Cabe a nós profissionais do CUIDAR estabelecer qualidade de vida e de morte aos nossos pacientes.

Os alunos que apresentaram este trabalho produziram um vídeo maravilhoso. Estamos na espera da edição para publicação neste espaço.

Reflitamos as palavras do poema A MORTE, de Vinícius de Moraes:


A morte
A morte vem de longe
Do fundo dos céus
Vem para os meus olhos
Virá para os teus
Desce das estrelas
Das brancas estrelas
As loucas estrelas
Trânsfugas de Deus
Chega impressentida
Nunca inesperada
Ela que é na vida
A grande esperada!
A desesperada
Do amor fratricida
Dos homens, ai! dos homens
Que matam a morte
Por medo da vida.

14 comentários:

  1. Realmente o Vídeo foi maravilhoso e as palavras bem colocadas. Este seminário me emocionou bastante.A EUTANÁSIA ainda é assunto para muita discussão.

    ResponderExcluir
  2. Este tema é bem dificil,pois até onde podemos prolongarmos à vida?ou até onde podemos diminuirmos o sofrimento?enfim o que podemos fazermos é fazer com que esses dias sejam de menos dor e sofrimento.Nada melhor do que o amor e carinho pois à morte será apenas uma consequência da vida.

    ResponderExcluir
  3. Eutanásia é um tema bastante discutido nos dias de hoje. Mas no ponto de bioética relacionado a Enfermagem pouco pode ser dito, já que consta no código de ética que ao enfermeiro só cabe o manter e zelar pela saúde, e de forma alguma podemos participar desse processo de morte.
    Anna Carolina Silva.

    ResponderExcluir
  4. Eutanásia é um tema que cria bastante polêmica, tanto para a família quanto para a equipe profissional que lida com a situação. Deixar o paciente ali, em estado vegetativo, ou dar fim a isso? A esse sofrimento? São perguntas que cria uma discussão imensa, pois envolve o amor da família com o paciente, religião. A Enfermagem, pelo que consta no código de ética, é proibida a participar de um ato como esse!!

    ResponderExcluir
  5. Um seminário que muito nos fez refletir.
    Pela Eutanásia não ser legalizada, cabe aos profissionais estarem conscientes de seu objetivo, o Cuidar. Desta forma, será possível conduzir suas ações da forma mais correta possível.

    ResponderExcluir
  6. A enfermagem deve sempre presar pela vida, assegurando ao paciente respeito e dignidade; Não devemos permitir, que nossos sentimentos e opiniões, sobreponham nosso compromisso firmado no juramento, com a sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o trabalho apresentado sobre eutanásia conseguiu alcançar o objetivo que era o de levar o grupo a uma reflexão desse tema tão polêmico. Tentamos mostrar as várias faces do assunto, os prós e contras e ressaltamos o objetivo dos profissionais da saúde que é de preservar a vida dos seus pacientes, de acordo com a ética. Não devemos esquecer que segundo o código de ética de enfermagem, fica estritamente proibido a prática da eutanásia.

    ResponderExcluir
  8. Tema complicado e polemico... A muitas opiniões entorno, as segundo as Leis do Brasil a eutanásia e proibia e crime...

    Klaydiorrana 3 Periodo

    ResponderExcluir
  9. Eesse tema é muito complicado, por isso devemos respeitar a opniao de cada um! Temos que agir com muita ética em relação a esse assunto tambem! Eutanasia é um crime contra a vida!

    ResponderExcluir
  10. Um doente em estado terminal, tem necessidades aumentadas em relação aos cuidados de conforto que promovam a qualidade de vida física, intelectual e emocional . Como agir perante o direito de viver ou de morrer? Perante este quadro, com o qual nos poderemos deparar um dia, há que ter um profundo conhecimento das competências, obrigações e direitos profissionais, de forma a respeitar e proteger a vida como um direito fundamental das pessoas.Triste e emocionante.

    ResponderExcluir
  11. Dificil, né? esse tema me troxe MUITA, eu disse: - MUITA REFLEXÃO!!!, me coloquei no lugar do paciente, no lugar da família, no lugar do profissional da saúde e conclui que dificil é chegar em uma conclusão me colocando no lugar de cada uma pessoa citada acima, mas fica aqui um pensamento que levarei por toda minha vida.

    Douglas L. Lira

    ResponderExcluir
  12. É um tema polêmico!! Se fossemos discuti-lo realmente seriam expostas diferentes opiniões a respeito!! Mas como sabemos o código de ética proíbe ao enfermeiro realizar esse tipo de prática!!

    ResponderExcluir
  13. Segundo o código de ética, é proibido ao enfermeiro realizar eutanásia ou adiantar a morte do paciente!

    ResponderExcluir
  14. o código de ética claro em relação a esse tema, e divide opiniões e deve ser tratado com respeito e ética.

    ResponderExcluir