segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminário de Bioética - ERRO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

“Nos últimos tempos a enfermagem vem ganhando foco nos noticiários, não por seus méritos, mas por seus erros. Isso pesa nossa imagem perante a sociedade.” (alunos de enfermagem da UNIVIX)

Precisamos estar atentendos, enquanto profisisonais de enfermagem e equipe de saúde em geral, para as medidas preventivas de segurança do nosso paciente.
Atente para o vídeo discutido em sala:
Vídeo comentado e que nos levam a uma reflexão sobre o tema:
O enfermeiro precisa estar atento à sua equipe. Realizar treinamentos periódicos, bem como observar sinais que possam levar a erro, procurando sempre qgir de forma a prevenir os problemas. Precisa lembrar-se de que o Código de ética precisa ser sempre em consideração!

14 comentários:

  1. Infelizmente o erro vem acontecendo e temos que mudar isso urgente. Atenção , amor e ética , ajudam a começar essa mudança!

    ResponderExcluir
  2. O profissional da saúde, tem que realizar sua profissão com amor, respeito e muito cuidado! Para que não aconteça erros fatais. Sempre estar atento a cada procedimento feito, até menos um procedimento de "menos urgência". Cada paciente é único e temos que cuidar cada um deles, com atenção, carinho e respeito.

    ResponderExcluir
  3. Se estes erros estão acontecendo devemos mudarmos isto,um erro pode ter como consequência uma vida.E trabalhamos para melhorarmos à qualidade de vida e não para destruirmos vidas.Por isto devemos nos qualificarmos e corrigirmos os nossos erros sejam pessoal ou da equipe.

    ResponderExcluir
  4. Todos os seres humanos comentem erros, mas noa area de saúde um erro muitas vezes leva a morte, ou prejuízos enormes as pacientes! Por isso é importante ressaltar a atenção, a observação e o diálogo entre os profissionais afim de reduzir e até disseminar este tipo de acontecimento que traz sofrimento a tantas famílias que tem seus entes indo embora antes do esperado por um motivo como esses.
    Os videos foram ótimos, nos ajuda a refletir sobre o assunto e nos auxilia a como agir como futuros gestores, e gerentes de equipes de saúde!
    Anna Carolina Silva

    ResponderExcluir
  5. Todo nós, seres humanos, estamos passíveis cometer erros. No entanto, a Enfermagem tem por objetivo cuidar, de promover um bem-estar. E, através de uma gestão responsável, que assumi os erros cometidos de forma a compreende-los para evita-los, que será possível alcançar esse objetivo.

    ResponderExcluir
  6. O erro dentro de uma equipe, não deve ser acobertado, tão pouco julgado ou martirisado, ao contrário, deve ser discutido, alertado, estudado e esclarecido para que outros não cometam os mesmo erros.

    ResponderExcluir
  7. Errar é humano, assim já dizia o ditado popular, mas nada é tão grave quanto um erro provocado por um profissional da saúde. A enfermagem tem o ser humano como sua ferramenta de trabalho, erros devem ser evitados já que uma vida pode chegar ao fim devido a um pequeno descuido. É preciso uma gerência eficaz do enfermeiro, para que problemas sejam evitados na sua equipe.

    ResponderExcluir
  8. Como diz o ditado “Erra e humano”...
    Mas um erro na área da saúde pode mata uma pessoa ou deixa-la com seqüelas para o resto da vida... por isso a atenção e o cuidado e fundamental...

    Klaydiorrana 3 periodo enfermagem

    ResponderExcluir
  9. Nos enfermeiros devemos ter muita atenção ao realizar qualquer procedimento em geral! Um erro por menor que for pode levar a morte de uma pessoa! Errar é humano, mas nossa profissão exige muita atenção, então vamos considerar que esse ditado não vale pra nós enfermeiros!

    ResponderExcluir
  10. só prestando muita atenção no nosso trabalho, principalmente em relação a medicação. atenção e o cuidado é vital.

    ResponderExcluir
  11. Temos que elimar os erros, atenção e cuidado são primordiais. Com organização, planejamento, e educação os erros serão excluídos.

    Douglas L. Lira

    ResponderExcluir
  12. o enfermeiro tem que ter atenção para não cometer imprudências e negligências contra a vida do ser humano!!

    ResponderExcluir
  13. Todo ser humano comete erros, porém a atenção é necessária para evitá-los.

    ResponderExcluir
  14. Erro acontece por mais que se façam por amor ou atencioso que seja, o profissional deve sempre ser ético pois isso pode causar a morte.

    ResponderExcluir