segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminário de Bioética - O SIGILO PROFISSIONAL

" Precisamos respeitar as diferenças, os contrastes..."
Os profissionais de enfermagem precisam ter em mente que os assuntos discutidos no ambiente de trabalho são restritos aos profissionais e pacientes envolvidos!
Precisamos lutar por uma enfermagem digna, que presa pelo respeito mútuo e profissional. os segredos confidenciados precisam ser guardados, salvos em situações previstas por lei.

Vamos analisar o vídeo, muito bem refletido em sala de aula: O MENESTREL, de Willian Sheaskepeare!

14 comentários:

  1. Este trabalho foi apresentado pelo meu grupo.O respeito às informações e ao paciente são muito importantes e nos fazem refletir sobre o nosso comportamento diante das informações às quais temos acesso.Existe uma bela frase nesse video,levam anos para adiquirirmos confiança e segundos para destruirmos.

    ResponderExcluir
  2. Um assunto que envolve o desrespeito do profissional com o paciente! Paciente confia em você, profissional e essa confiança não da o direito de sair contado para todos o que lhe foi dito! Temos realmente que mudar essa cara da enfermagem, e de muitos profissionais que não levam a sério a ética e o respeito.

    ResponderExcluir
  3. Devemos ter comportamento éticos perante nossa profissão. Cuidado e sigilo, demonstrando assim respeito com os nossos pacientes.

    ResponderExcluir
  4. Foi abordado de uma forma muito bacana! É importante sempre relembrarmos esse tema, pois acredito que é o que ocorre com mais frenquencia e que é menos seguido dentro dos ambientes de trabalho. De certa forma pode causar imensos transtornos e um trabalho multidisciplinar prejudicado.
    Anna Carolina Silva.

    ResponderExcluir
  5. Importante que os profissionais de saúde tenham em mente que o Sigilo Profissional é de extrema importância.
    O paciente deve sentir que pode confiar nos profissionais. E os profissionais devem compreender que a confiança que lhe é dada deve ser honrada.

    ResponderExcluir
  6. a enfermagem é vista de varias formas, algumas boas, outras nem tanto, mas a que mais de ser praticada por nós, é a DISCRIÇÃO! comentarios inocentes, levam a fofocas maldosas e estas geram desconforto e desequilibrio nas relações de trabalho (profissional x profissional, profissional x paciente)

    ResponderExcluir
  7. O sigilo profissional é extremamente importante durante a carreira profissional. É o ato de manter em segredo informações valiosas, que serão divulgadas apenas quando estas fizerem diferença para o cuidado do paciente. Deve-se saber respeitar as diferenças e não questioná-las e tão pouco compartilhar confidências cabíveis apenas ao profissional e o paciente.

    ResponderExcluir
  8. O sigilo profissional esta previsto em lei, sendo proibida a quebra de segredos confiados a você a não ser em juízo e quando o paciente deixa...

    Klaydiorrana 3 periodo enfermagem

    ResponderExcluir
  9. Quando nos formamos fazemos um juramento onde tambem esta 'encaixado' o respeito aos nossos pacientes em todos os sentidos! O assunto sobre o paciente começa no quarto dele com ele, e termina ali tambem! muito bom esse tema!!!!

    ResponderExcluir
  10. A confidencialidade e o respeito à
    privacidade como preceitos morais
    tradicionais dos profissionais de saúde e
    base da confiança, na relação
    profissional-paciente.Os dados pertencem ao paciente e só ele decide quem pode ser informado.

    ResponderExcluir
  11. O sigilo profissional é uma forma de respeito a quem se deve todo respeito, os comentários devem ser extinguidos na nossa prática e a ética e a moral recicladas.

    Douglas L. Lira

    ResponderExcluir
  12. Confiança é fundamental para o exercício profissional!!

    ResponderExcluir
  13. O sigilo é uma forma de prestar respeito ao ser que está sendo cuidado!!

    ResponderExcluir
  14. concordo com as palavras de NIBIA,pois o sigilo é fundamental para o exercício profissional.

    ResponderExcluir