segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminário de Bioética - PACIENTE EM FASE TERMINAL

Para esse tema, focou-se em Cuidados do Enfermeiro em pacientes sob cuidados paliativos.
Abordou-se os estágios da dor: Negação e isolamento; a raiva; a barganha; a depressão; a aceitação.
Nesta dura fase da vida, é preciso estar em total sintonia com a espiritualidade para favorecer o equilíbrio da alma... O mentor religioso, em qualauer que seja o credo ou religião, tem acesso ao cuidado.

Nesta fase também a presença, o afeto, o carinho, valem mais do que a própria técnica!

Discutimos sobre os direitos e deveres do paciente nesta fase, no que tange a terapêutica e a paticipação nela.

Trata-se de um tema que nos faz refletir bastante sobre os aspectos éticos e legais de nossa profissão. Não podemos perder de vista que não podemos abandonar o paciente terminal, mas de certa forma mudar o foco de sua abordagem, a fim de promover-lhe mais conforto e dignidade de vida e de morte!


Fechando com chave de ouro nosso Seminário de Bioética, assistam o vídeo abaixo. A emoção pode falar mais alto!!!  Pensemos na ética acima de tudo, promovendo ações para proporcionar sempre o bem-estar de quem está sob nossos cuidados!


Obrigada pela participação e pelo empenho de todos vocês, mostrando que é sempre muito importante pararmos para discutir situações do nosso dia a dia e que podem nos parecer difíceis de serem resolvidas!


Vocês foram maravilhosos! PARABéNS!!!





15 comentários:

  1. Não teve como nao se emocionar.Ótima maneira de abordar o assunto , que é tao delicado.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito emociante! Nós que abordamos esse assunto (Eu, Carol e Thayná) nos emocionamos muito ao montarmos o trabalho! Um assunto que exige carinho, respeito e profissionalismo de qualquer profissional que for trabalhar nessa área.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza este é um tema muito importante e foi bem trabalhado pelo o grupo.E devemos proporcionarmos uma qualidade de vida e de morte à estes pacientes,não esquecendo de darmos assistência à família destes pacientes.

    ResponderExcluir
  4. Os cuidados de dirigidos a pacientes terminais tem que ser destinar a qualidade de vida, como por exemplo al;ivio da dor e depressão. O profissional de enfermagem tem que estar preparado para também acompanhar o sofrimento e a impotência dos pacientes e familiares.

    ResponderExcluir
  5. Foi um assunto muito bacana onde podemos buscar muito sobre a ética profissional e também percebermos que a presença é tão importante quanto o cuidado tecnico, principalmente nessa etapa de um doente. Darmos a ele um fim de vida mais digno, com qualidade e carinho vem com primordial!
    Anna Carolina

    ResponderExcluir
  6. Tema que nos emocionou bastante !!
    Importante que toda a sociedade, e não só os profissionais de saúde, tenham consciência de que existe uma necessidade de se reconhecer a importância de uma Qualidade de Morte.
    Pacientes em fase terminal devem ser cuidados com amor, atenção e carinho.

    ResponderExcluir
  7. A enfermagem não é um resumo de práticas, técnicas e automatizadas; em alguns momentos as práticas são irrelevantes, é então que o verdadeiro enfermeiro se faz presente, mesmo no silencio.

    ResponderExcluir
  8. A assistência de enfermagem ao paciente na fase terminal é de suma importância, já que este momento é de angustia, dor, sofrimento, onde um gesto de carinho, humanizado pode modificar ou amenizar a situação. O cuidado é a maior ferramenta do enfermeiro, sendo este além de ser proporcionado ao longo da vida, deve ser praticado também ao final dela.

    ResponderExcluir
  9. Foi muito emocionante...
    E podemos entender como os profissionais de enfermagem podem ajudar o paciente, nessa face difícil, proporcionando BOA uma qualidade de morte .

    Klaydiorrana 3 periodo

    ResponderExcluir
  10. Amei trabalhar esse tema! Com minhas pesquisas sobre o tema percebi que vai muito mais alem do que eu imaginava! Esses pacientes precisam de muito amor acima de qualquer coisa! O remedio amor é capaz de curar ate doenças incuraveis! MUITO BOM!!!!

    ResponderExcluir
  11. O cuidado de enfermagem vai muito além do cuidado técnico. Cuidar é cuidar de alguém, que implica importar-se com a pessoa, envolver-se com ela.Para falarmos em paciente terminal e equipe interdisciplinar temos que ter em conta a importância da prevenção dos graves efeitos psicológicos, sociais e físicos da hospitalização e da patologia, incidentes tanto nos pacientes como em suas famílias.

    ResponderExcluir
  12. Nesse momento tão difícil, nós como profissionais, temos que doar muito mais o nosso amor, carinho, atenção, dedicação e ver que a vida passa rápido de mais. Valorizarmos cada minuto, aproveitá-lo como se fosse o último da nossa vida, pois dessa forma valorizaremos muito quem sob nossos cuidados(paciente) e ao nosso lado estar.

    Douglas L. Lira

    ResponderExcluir
  13. Nessa fase o enfermeiro deve prestar total dedicação a esse paciente, de forma que lhe proporcione a melhor morte.

    ResponderExcluir
  14. O enfermeiro deve atuar dedicando-se à esse paciente, pois devem ser proporcionados nos seus últimos dias de vida, carinho, amor e atenção, tanto dos familiares quanto dos profissionais!!

    ResponderExcluir
  15. O tema foi muito bem abordado e nos faz refletir sobre a qualidade de pre morte para o paciente.

    ResponderExcluir