Para esse tema, focou-se em Cuidados do Enfermeiro em pacientes sob cuidados paliativos.
Abordou-se os estágios da dor: Negação e isolamento; a raiva; a barganha; a depressão; a aceitação.
Nesta dura fase da vida, é preciso estar em total sintonia com a espiritualidade para favorecer o equilíbrio da alma... O mentor religioso, em qualauer que seja o credo ou religião, tem acesso ao cuidado.
Nesta fase também a presença, o afeto, o carinho, valem mais do que a própria técnica!
Discutimos sobre os direitos e deveres do paciente nesta fase, no que tange a terapêutica e a paticipação nela.
Trata-se de um tema que nos faz refletir bastante sobre os aspectos éticos e legais de nossa profissão. Não podemos perder de vista que não podemos abandonar o paciente terminal, mas de certa forma mudar o foco de sua abordagem, a fim de promover-lhe mais conforto e dignidade de vida e de morte!
Fechando com chave de ouro nosso Seminário de Bioética, assistam o vídeo abaixo. A emoção pode falar mais alto!!! Pensemos na ética acima de tudo, promovendo ações para proporcionar sempre o bem-estar de quem está sob nossos cuidados!
Obrigada pela participação e pelo empenho de todos vocês, mostrando que é sempre muito importante pararmos para discutir situações do nosso dia a dia e que podem nos parecer difíceis de serem resolvidas!
Vocês foram maravilhosos! PARABéNS!!!
Esse espaço destina-se a discussões de temas relevantes que estimulem o conhecimento científico. O convite está feito à equipe de enfermagem em geral, aos acadêmicos de enfermagem e também aos profissionais da área de saúde que desejem atualizar-se e lutar por uma "saúde" mais saudável. Vamos lá, contamos com todos que queiram contribuir de forma efetiva a engrandecer os debates com os temas propostos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não teve como nao se emocionar.Ótima maneira de abordar o assunto , que é tao delicado.
ResponderExcluirFoi muito emociante! Nós que abordamos esse assunto (Eu, Carol e Thayná) nos emocionamos muito ao montarmos o trabalho! Um assunto que exige carinho, respeito e profissionalismo de qualquer profissional que for trabalhar nessa área.
ResponderExcluirCom certeza este é um tema muito importante e foi bem trabalhado pelo o grupo.E devemos proporcionarmos uma qualidade de vida e de morte à estes pacientes,não esquecendo de darmos assistência à família destes pacientes.
ResponderExcluirOs cuidados de dirigidos a pacientes terminais tem que ser destinar a qualidade de vida, como por exemplo al;ivio da dor e depressão. O profissional de enfermagem tem que estar preparado para também acompanhar o sofrimento e a impotência dos pacientes e familiares.
ResponderExcluirFoi um assunto muito bacana onde podemos buscar muito sobre a ética profissional e também percebermos que a presença é tão importante quanto o cuidado tecnico, principalmente nessa etapa de um doente. Darmos a ele um fim de vida mais digno, com qualidade e carinho vem com primordial!
ResponderExcluirAnna Carolina
Tema que nos emocionou bastante !!
ResponderExcluirImportante que toda a sociedade, e não só os profissionais de saúde, tenham consciência de que existe uma necessidade de se reconhecer a importância de uma Qualidade de Morte.
Pacientes em fase terminal devem ser cuidados com amor, atenção e carinho.
A enfermagem não é um resumo de práticas, técnicas e automatizadas; em alguns momentos as práticas são irrelevantes, é então que o verdadeiro enfermeiro se faz presente, mesmo no silencio.
ResponderExcluirA assistência de enfermagem ao paciente na fase terminal é de suma importância, já que este momento é de angustia, dor, sofrimento, onde um gesto de carinho, humanizado pode modificar ou amenizar a situação. O cuidado é a maior ferramenta do enfermeiro, sendo este além de ser proporcionado ao longo da vida, deve ser praticado também ao final dela.
ResponderExcluirFoi muito emocionante...
ResponderExcluirE podemos entender como os profissionais de enfermagem podem ajudar o paciente, nessa face difícil, proporcionando BOA uma qualidade de morte .
Klaydiorrana 3 periodo
Amei trabalhar esse tema! Com minhas pesquisas sobre o tema percebi que vai muito mais alem do que eu imaginava! Esses pacientes precisam de muito amor acima de qualquer coisa! O remedio amor é capaz de curar ate doenças incuraveis! MUITO BOM!!!!
ResponderExcluirO cuidado de enfermagem vai muito além do cuidado técnico. Cuidar é cuidar de alguém, que implica importar-se com a pessoa, envolver-se com ela.Para falarmos em paciente terminal e equipe interdisciplinar temos que ter em conta a importância da prevenção dos graves efeitos psicológicos, sociais e físicos da hospitalização e da patologia, incidentes tanto nos pacientes como em suas famílias.
ResponderExcluirNesse momento tão difícil, nós como profissionais, temos que doar muito mais o nosso amor, carinho, atenção, dedicação e ver que a vida passa rápido de mais. Valorizarmos cada minuto, aproveitá-lo como se fosse o último da nossa vida, pois dessa forma valorizaremos muito quem sob nossos cuidados(paciente) e ao nosso lado estar.
ResponderExcluirDouglas L. Lira
Nessa fase o enfermeiro deve prestar total dedicação a esse paciente, de forma que lhe proporcione a melhor morte.
ResponderExcluirO enfermeiro deve atuar dedicando-se à esse paciente, pois devem ser proporcionados nos seus últimos dias de vida, carinho, amor e atenção, tanto dos familiares quanto dos profissionais!!
ResponderExcluirO tema foi muito bem abordado e nos faz refletir sobre a qualidade de pre morte para o paciente.
ResponderExcluir