segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminário de Bioética - DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Existe uma legislação que vigora e que precisa ser levada em conta. Nessa grande luta pela doação de órgãos discutimos que a equipe interdisciplicar precisa estar inserida como um todo no processo. E preciso informar à população os benefícios de VIDA da doação de órgãos... Orientar e divulgar antes que se faça necessário.

No momento de dor e estresse a família pode se recusar a doar os órgãos de seu ente querido!!!

A equipe deve ser coesa e agir sempre com ética, lutando e preservando os direitos das pessoas e, sobretudo, o direito à vida!


Sites que recomendo para leitura:

12 comentários:

  1. Com certeza abordar uma família neste momento não é fácil,mas o profissional enfermeiro deve esta preparado pois naquele momento de dor de uma família podemos salvarmos várias vidas,hoje o grande problema da doação de orgãos é a desinformação e a falta de equipe especializada.

    ResponderExcluir
  2. Como foi ressaltado pela professora , a divulgação e conscientização antes que haja a necessidade de doação, para que os próprios familiares estejam dispostos a doar e procurem pela equipe nesse momento, pois incentivar a doação no momento em que a familia está abalada pela perda e não tem ciencia da importancia deste ato se torna quase impossível.
    Anna Carolina Silva

    ResponderExcluir
  3. Adorei muito esse tema também, pois tirou dúvidas de como que é uma doação de órgão e do quão importante é. Pois é através de um ato desses, que podem salvar vidas!! A divulgação é muito importante, para que a sociedade mude o pensamento e comece a exercer esse ato.

    ResponderExcluir
  4. De grande importância discutir esse tema.
    Acredito que seja necessário que os profissionais de saúde estejam conscientes sobre os assunto para que possam, de forma Ética, conduzir situações que envolvam a Doação de Órgãos.

    ResponderExcluir
  5. È dever da enfermagem incentivar a doação de orgãos de forma clara e responsavel; porém abordar a familia de um possivel doador, é extremamente delicado, e poucos são os profissionais preparados para essa abordagem, o envolvimento com o paciente é uma forma de ganhar a confiança dos familiares, e pode, se associada ao bom senso, representar uma abordagem madura e menos traumatica para a familia do possivel doador.

    ResponderExcluir
  6. A família é a grande responsável pela permissão da doação de órgão do seu ente querido. A abordagem dos profissionais da saúde neste momento deve ser cautelosa, crítica, holística, compreensiva, ética, já que se trata de um momento de dor da família que acabara de perder um parente. Torna-se necessário a implantação de políticas de educação em saúde para focar e minimizar as dúvidas da população quanto à doação de órgãos. Incentivar e esclarecer são a melhor maneira de adquirir resultados positivos e solucionar este grande problema que impede salvar muitas vidas.

    ResponderExcluir
  7. A Enfermagem tem um papel fundamental, nesse processo de doação de órgãos...podendo ser um incentivador dessa ação, e aborda os familiares de um possível doador de forma clara e respeitando a decisão dos familiares seja qual for .

    Klaydiorrana 3 periodo Enfermagem

    ResponderExcluir
  8. A doação de orgãos é a doação de uma nova vida! Devemos respeitar a vontade da familia do falecido em querer ou não doar os orgãos! Esse tambem foi um tema muito bom! DOE ORGÃOS, DOE VIDA!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a discussão sobre o tema. A doação é a continuação da vida.Temos que incentivar a doação de orgãos pois assim estaremos tbm salvando vidas que precisam de orgãos.

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita alegria em falar sobre esse tema, pois proporcionar a continuação da vida, dar esperança a quem já não tinha mais, dá sentido a vida a quem tinha perdidó, é muito gratificante. POr isso DOE ORGÃOS!!! já falei com a minha familia e vc já falou com a sua?

    Douglas L. Lira

    ResponderExcluir
  11. Salvar a vida do próximo cabe a nós! Mas, devemos respeitar a decisão dos familiares!!

    ResponderExcluir
  12. O profissional deve respeitar a decisão da família em relação a doação de órgãos, sempre os orientando.

    ResponderExcluir